Obama anuncia levantamento do embargo sobre venda de armas ao Vietname

Embargo vigorava há 50 anos

Os Estados Unidos levantaram o embargo sobre a venda de armas ao Vietname, segundo anunciou hoje o Presidente Barack Obama, durante uma visita a Hanói, anulando um embargo de décadas com o antigo inimigo.

"Os Estados Unidos levantam totalmente a proibição de venda de equipamento militar para o Vietname que vigora há cerca de 50 anos", disse numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo vietnamita, Tran Dai Quang.

Os dois países têm manifestado preocupação com a crescente presença militar chinesa no disputado Mar do Sul da China.

Mas Obama quis separar a decisão de permitir a venda de armas à nação comunista de preocupações partilhadas sobre Pequim.

"A decisão de levantar o embargo não foi baseada na China (...), mas no nosso desejo de completar o que tem sido um processo moroso no caminho da normalização das relações com o Vietname", disse.

Ler mais

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.