Premium "Tinha tomado algumas bebidas e quando vi a enfermeira, beijei-a." George morreu

A dois dias de fazer 96 anos. George Mendonsa, o marinheiro que a tecnologia facial identificou como o protagonista da foto de Eisenstaedt a beijar uma enfermeira em Times Square, em 1945, não resistiu a uma convulsão e queda no centro onde vivia em Midlletown.

Quem chega a Times Square e não se lembra do beijo mais famoso do mundo? Ninguém, certamente. Porque aqueles que ainda não têm idade para saber o que ali se passou ou aqueles que não retêm na memória alguma história contada pelos pais, avós ou bisavós sobre aquele que se tornou o beijo mais famoso do mundo ficarão a saber algo assim que pisarem Nova Iorque.

Quanto mais não seja porque a imagem de Alfred Eisenstaedt, que corre o mundo há mais de 70 anos, continua a dar vida às montras das lojas de recordações, se não for no formato de foto, é no de cinzeiro, de T-shirt ou até de caneca.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Foi Centeno quem fez descer os juros?

Há dias a agência de notação Standard & Poor's (S&P) subiu o rating de Portugal, levando os juros sobre a dívida pública para os níveis mais baixos de sempre. No mesmo dia, o ministro das Finanças realçava o impacto que as melhorias do rating da República têm vindo a ter nas contas públicas nacionais. A reacção rápida de Centeno teve o propósito óbvio de associar a subida do rating e a descida dos juros às opções de finanças públicas do seu governo. Será justo fazê-lo?