Nigel Farage abandona a liderança dos nacionalistas do UKIP

Não é a primeira vez que Farage deixa a liderança do partido eurocético e anti-imigração
Publicado a
Atualizado a

O líder do partido nacionalista britânico UKIP disse esta segunda-feira que vai abandonar a liderança, um anúncio que surge dias depois da vitória do brexit no referendo de 23 de junho. "A vitória do lado do 'sair' no referendo significa que os meus objetivos políticos foram atingidos", disse Nigel Farage, em conferência de imprensa em Londres.

Farage disse ainda que deixa o UKIP "num bom sítio", mas que não é "um político de carreira" e que já fez a sua parte. "Durante o referendo disse que queria o meu país de volta... agora quero a minha vida de volta".

Não é a primeira vez que Farage deixa a liderança do partido eurocético e anti-imigração: já se tinha demitido em 2009, devido a lutas internas no partido; e novamente no ano passado, depois de ter falhado a eleição como deputado, tendo voltado atrás pouco tempo depois. Desta vez, garante que isso não vai acontecer.

[artigo:5253736]

Nigel Farage, de 52 anos, foi um dos fundadores do UKIP em 1993. Cáustico, qualificado de racista por alguns, falhou seis vezes a eleição para o parlamento britânico, mas está desde 1999 no Parlamento Europeu, tendo dedicado a carreira a denegrir as instituições europeias.

Farage acrescentou ainda que agora o país precisa de um "primeiro-ministro do brexit", para conduzir as negociações da saída da União Europeia. Num comunicado, Nigel Farage considerou que o seu partido poderá ainda "conhecer dias melhores" se o próximo governo não mantiver os compromissos ligados ao 'Brexit'.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt