Merkel garante que tudo fará para evitar guerra comercial com Trump

A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu hoje que a União Europeia fará todos os esforços para evitar uma guerra comercial com os Estados Unidos, mas sublinhou que Washington precisa de participar neste esforço.

A Administração do presidente Donald Trump impôs tarifas sobre as importações de aço e alumínio da UE e está a equacionar acrescentar tarifas à importação a carros, camiões e peças para automóveis.

A este respeito, Angela Merkel afirmou esta quarta-feira, no Parlamento alemão: "Vale a pena cada esforço para tentar desarmar este conflito para que ele não se transforme numa guerra real, mas é claro que há dois lados nisto".

A governante acrescentou que o bom funcionamento da economia mundial depende de os países trabalharem juntos como parceiros.

Os EUA também estão a pressionar a Alemanha sobre o que consideram gastos insuficientes com a defesa. Merkel, sobre esta matéria, disse que "a Alemanha é um parceiro fiável na NATO".

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.