19 maio 2016 às 19h45

Menina não entra neste clube de golfe... o que vai custar um campeonato

O Muirfield Golf Club não vai poder receber o maior campeonato do Reino Unido por não aceitar mulheres como membros

DN

O British Open é um dos maiores campeonatos de golfe do Reino Unido e ser o anfitrião deste evento é sempre motivo de orgulho e prestígio. Mas o Muirfield Golf Club, um clube escocês, não o vai poder receber este ano, porque não aceita mulheres.

As mulheres não podem ser membros do Muirfield Golf Club, uma regra que vem desde a criação do clube, em 1744, e que tem sido muito criticada mas nunca alterada. Na última eleição sobre o tema, dos 648 membros, apenas 397 votaram a favor da admissão de mulheres no clube.

Para haver uma mudança dois terços tinham de concordar com a inclusão do sexo feminino, segundo as regras do clube. Faltaram 35 votos.

O Muirfield define-se como um clube "único" de "gentlemen que jogam golfe" e orgulha-se de ter criado as Regras do Golfe, o regulamento da primeira competição oficial anual de golfe.

A campanha pelo "não" antes da votação, incluiu a circulação de notas e cartas entre os membros em que era sugerido que as mulheres iriam tornar o jogo "mais lento" e que o facto de nunca terem mudado era parte da herança de que o clube se orgulha. Além disso, os membros temem que as mulheres se sintam desconfortáveis ao lado deles e até sugerem a criação de um segundo campo e clube de golfe mais "lady-friendly", adequado às senhoras, segundo The Scotsman, uma publicação escocesa.

O chefe executivo da organização do campeonato britânico, Martin Slumbers, afirmou ao New York Times que já tem avisado que é o momento da "honorável companhia rever as suas políticas de afiliação" pois " o Open é um dos melhores eventos desportivos do mundo" e "a organização não irá realizar o campeonato num local que não aceita mulheres como membros".

O clube já recebeu o Open 16 vezes e a última foi em 2013. Nos últimos anos, no entanto, têm acontecido mudanças que não podem deixar os praticantes deste desporto indiferentes. O Augusta National Golf Club, que tem mais de 80 anos, e o Royal and Ancient Golf Club, que tem 262 anos e recebe regularmente o Britsh Open, abriram as portas a mulheres.

Martin Slumbers afirmou ainda que, caso o Murirfield Club mude as suas regras internas, poderá voltar a receber o Open no futuro.