04 junho 2017 às 11h00

Atentado em Londres. Principais partidos suspendem campanha eleitoral

Theresa May confirmou que as eleições irão realizar-se na data prevista, 8 de junho, apesar da ameaça terrorista

DN/Lusa

Os principais partidos britânicos anunciaram hoje que suspendem as suas campanhas nacionais para as eleições legislativas de 8 de junho, na sequência dos ataques que causaram sete mortos e 48 feridos no sábado, no centro de Londres.

"O Partido Conservador não fará hoje campanha a nível nacional", disse à agência France-Presse um porta-voz da primeira-ministra, Theresa May, adiantando que a decisão será "reanalisada ao longo do dia, à medida que surjam novos elementos sobre os ataques".

O principal adversário de May, o trabalhista Jeremy Corbyn, anunciou a mesma decisão.

"O Partido Trabalhista suspenderá a sua campanha nacional até hoje à noite, após consulta com os outros partidos, em sinal de respeito pelos que foram mortos ou feridos", disse Corbyn, num comunicado.

Os Liberais Democratas anunciaram igualmente que suspenderiam a sua campanha nacional, assim como o Partido Nacionalista Escocês, terceira formação do parlamento cessante.

A exceção é o UKIP (Partido para a Independência do Reino Unido), cujo líder, Paul Nuttall, disse recusar suspender a campanha por ser "o que os terroristas querem".

Numa mensagem na rede social Twitter, Nuttall expressa condolências às famílias das vítimas e elogia a rápida resposta aos ataques dos serviços de emergência, considerando ser "mais importante do que nunca confrontar este mal com os princípios democráticos" para justificar a não suspensão da campanha do UKIP.

A campanha já tinha sido suspensa após o atentado que causou 22 mortos em Manchester a 22 de maio.

Entretanto, a primeira-ministra Theresa May confirmou que as eleições irão realizar-se na data prevista, 8 de junho, apesar da ameaça terrorista.