Irma sugou a água de uma praia nas Bahamas

Força do Irma provocou fenómeno raro

O raro fenómeno aconteceu em Long Island, nas Bahamas: o oceano foi sugado pela força do furacão Irma, que esta segunda-feira perdeu intensidade e passou a tempestade tropical.

As insólitas imagens foram captadas em vídeo, que rapidamente se tornou viral nas redes sociais.

Mas, tal como desapareceram, as águas da praia de Long Island regressaram.

O fenómeno do desaparecimento das águas não se restringiu às Bahamas: também na Florida, estado norte-americano fustigado pelo Irma, o oceano desapareceu com a força da tempestade, para regressar horas depois.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.