Governo grego boicota a cadeia de televisão Skai por alegadas falsas notícias

A decisão surge após uma reportagem que garantia que o Executivo iria demitir os responsáveis dos bombeiros e da polícia por má gestão dos incêndios na região da Ática

O Governo grego anunciou esta quinta-feira um boicote à cadeia privada de televisão Skai, em resposta a uma reportagem que assegurava que o Executivo iria demitir os responsáveis dos bombeiros e da polícia por má gestão dos incêndios na região da Ática.

As autoridades gregas acusaram a rede de divulgar notícias falsas com o objetivo de "minar o moral daqueles que lutam para reduzir as consequências de uma catástrofe sem precedentes", referindo-se ao fogo que já provocou 82 mortes e 187 feridos, 11 destes em estado crítico, nos últimos dias.

Os dois partidos da coligação do Governo, o Syriza (esquerda) e os nacionalistas Gregos Independentes uniram-se ao boicote

"A Skai mostrou que continua fiel à sua tradição de provocação. Não vamos acompanhá-la neste caminho", acrescentou o Executivo num comunicado.

Os dois partidos da coligação do Governo, o Syriza (esquerda) e os nacionalistas Gregos Independentes uniram-se ao boicote.

O partido do primeiro-ministro anunciou que a "Skai pode continuar o seu trabalho de propaganda e difamação contra o Governo, o Syriza e a esquerda, mas sem a presença de seus representantes e dos seus deputados" nos noticiários da cadeia de televisão.

A estação, entretanto, disse que exerce "a sua missão de um jornalismo profissional e objetivo (...). Os cidadãos sabem quem faz bem o seu trabalho e quem se dedica a uma propaganda miserável".

A cadeia de televisão sublinhou que o comunicado do Governo "mostra onde pode levar a incapacidade de gerir uma grande crise".

A Skai, um dos canais de televisão mais populares, sempre foi muito crítica em relação ao Syriza e, desde janeiro de 2015, ao Governo liderado por Alexis Tsipras.

A gestão dos incêndios pelo Corpo de Bombeiros e Proteção Civil já provocaram críticas de especialistas.

A maior crítica vai para os líderes dos bombeiros porque, embora sabendo de antemão que havia um alto risco de incêndios florestais na Ática, a região da capital grega, não trouxeram reforços do resto do país, significando que não puderam agir efetivamente quando dois incêndios foram declarados.

Ler mais

Exclusivos

Premium

robótica

Quando os robôs ajudam a aprender Estudo do Meio e Matemática

Os robôs chegaram aos jardins-de-infância e salas de aula de todo o país. Seja no âmbito do projeto de robótica do Ministério da Educação, da iniciativa das autarquias ou de outros programas, já há dezenas de milhares de crianças a aprender os fundamentos básicos da programação e do pensamento computacional em Portugal.

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...