Idosos retidos em lar inundado após furacão salvos devido a tweet

O grupo de quinze idosos foi resgatado de uma casa de repouso após ficar preso devido a inundações causadas pela passagem da tempestade tropical Harvey

Quinze idosos foram resgatados de uma casa de repouso no Texas, EUA, após ficarem presos devido a inundações causadas pela passagem da tempestade tropical Harvey.

O alerta foi dado pelo escritor Timothy McIntosh, após ter publicado, no Twitter, a fotografia dos idosos residentes nas instalações da casa de repouso La Vita Bella, com água até à cintura.

Na descrição da fotografia, McIntosh apelava aos serviços de emergência que resgatassem com urgência o grupo de idosos. O caso tornou-se prioritário e chegou às autoridades após atingir milhares de retweets.

De acordo com a Sky News, a fotografia tinha sido enviada a McIntosh pela sua sogra, Trudy Lampson, proprietária da casa de repouso na cidade de Dickinson.

Após a publicação do tweet, foram levantadas dúvidas relativas à veracidade da fotografia mas, as autoridades acabaram por confirmar o sucedido, afirmando que todos os idosos haviam sido retirados das instalações em segurança.

A maioria dos idosos residentes no La Vita Bella tem mobilidade reduzida, estando sujeitos a cadeiras de rodas e dependendo de oxigénio.

A tempestade tropical Harvey alcançou a categoria de furacão na noite de sexta-feira, quando atingiu muitas áreas do Texas, causando inundações devastadoras.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Opinião

Os irados e o PAN

A TVI fez uma reportagem sobre um grupo de nome IRA, Intervenção e Resgate Animal. Retirados alguns erros na peça, como, por exemplo, tomar por sério um vídeo claramente satírico, mostra-se que estamos perante uma organização de justiceiros. Basta, aliás, ir à página deste grupo - que tem 136 000 seguidores - no Facebook para ter a confirmação inequívoca de que é um grupo de gente que despreza a lei e as instituições democráticas e que decidiu fazer aquilo que acha que é justiça pelas suas próprias mãos.

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Falta (transparência) de financiamento na ciência

No início de 2018 foi apresentado em Portugal um relatório da OCDE sobre Ensino Superior e a Ciência. No diagnóstico feito à situação portuguesa conclui-se que é imperativa a necessidade de reformar e reorganizar a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de aumentar a sua capacidade de gestão estratégica e de afastar o risco de captura de financiamento por áreas ou grupos. Quase um ano depois, relativamente a estas medidas que se impunham, o governo nada fez.