Icebergue de seis quilómetros soltou-se de glaciar na Gronelândia

"Parecia que havia foguetes a rebentar", descreveu David Holland, da Universidade de Nova Iorque

Um icebergue com seis quilómetros de largura soltou-se de um glaciar no leste da Gronelândia, o maior em mais de uma década naquele lugar.

Os cientistas que controlam o estado do glaciar capturaram a quebra da gigantesca massa de gelo em vídeo no dia 22 de junho, depois de semanas acampados no glaciar Helheim.

O professor David Holland, da Universidade de Nova Iorque, afirmou que o vídeo mostra "três por cento da perda anual de gelo da Gronelândia a acontecer em 30 minutos", condensados num vídeo mais curto com as imagens aceleradas.

"Parecia que havia foguetes a rebentar", afirmou, descrevendo o que viu como "um acontecimento muito complexo, caótico e barulhento"

Holland destacou que "a preocupação real é com a Antártida, onde é tudo tão grande que os riscos são muito mais altos".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Saúde

Empresa de anestesista recebeu meio milhão de euros num ano

Há empresas (muitas vezes unipessoais) onde os anestesistas recebem o dobro do oferecido no Serviço Nacional de Saúde para prestarem serviços em hospitais públicos carenciados. Aquilo que a lei prevê como exceção funciona como regra em muitas unidades hospitalares. Ministério diz que médicos tarefeiros são recursos de "última instância" para "garantir a prestação de cuidados de saúde com qualidade a todos os portugueses".