Hillary Clinton tem pneumonia e cancela viagem

Médica da candidata democrata afirma que na sexta-feira lhe diagnosticou uma infeção nos pulmões

Hillary Clinton sofre de uma pneumonia que lhe foi diagnosticada na sexta-feira, fez saber este domingo a sua médica, depois de a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos se ter sentido mal durante a cerimónia que assinalava 15 anos depois dos atentados do 11 de setembro.

Na altura, fontes da sua campanha culparam o calor.

"A secretária Clinton tem sofrido uma tosse relacionada com alergias. Na sexta-feira, após um exame devido à sua tosse prolongada, foi-lhe diagnosticada pneumonia", afirma a médica Lisa Bardack, num comunicado citado pelo site Politico.

"Ela começou a tomar antibióticos, e foi aconselhada a descansar e a mudar a sua agenda. No evento desta manhã, ela ficou muito quente e desidratada. Examinei-a e ela está agora reidratada e está a recuperar bem", acrescenta a clínica na note enviada à imprensa.

Ainda segundo o referido site especializado em assuntos políticos norte-americanos, Clinton terá sido examinada na sua casa em Chappaqua, Nova Iorque.

Entretanto, a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos suspendeu a viagem de angariação de fundos à Califórnia, prevista para esta segunda e terça-feira.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...