Guterres "muito preocupado" com cancelamento da cimeira entre Trump e Kim

O secretário-geral da ONU apela aos dois países para continuarem o diálogo

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou-se "muito preocupado" com o cancelamento da cimeira prevista para 12 de junho entre os Presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte.

"Apelo às duas partes para que continuem o seu diálogo e encontrem o caminho que permita a desnuclearização da península coreana", disse Guterres no início de uma conferência pública na Universidade de Genebra em que deverá apresentar a sua agenda para o desarmamento.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, cancelou esta quinta-feira a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura, invocando uma "raiva tremenda e hostilidade aberta" da Coreia do Norte.

Numa carta dirigida a Kim Jong-un, Trump informa que o encontro não se vai realizar.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Operação Marquês

Granadeiro chama 5.º mais rico do mundo para o defender

O quinto homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim Helú, é uma das 15 testemunhas que Henrique Granadeiro nomeou para serem ouvidas na fase de instrução do processo Marquês. Começa hoje a defesa do antigo líder da Portugal Telecom, que é acusado de ter recebido 24 milhões de euros do GES para beneficiar o grupo em vários negócios.