Maioria dos australianos declara-se a favor do casamento gay

61,6% das pessoas que votaram mostraram-se favoráveis ao casamento de pessoas do mesmo sexo, com 38,4% a oporem-se

A maioria dos australianos apoia o facto de o país poder vir a ser a 26.ª nação a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, segundo os resultados de uma consulta de opinião pelo Instituto Nacional de Estatística australiano feita pelo correio. A consulta foi feita esta quarta-feira.

Mais de 75% das pessoas elegíveis para votar na Austrália participaram neste ato, que não era obrigatório.

A consulta de opinião não é vinculativa, mas o executivo australiano prometeu levar o assunto ao Parlamento se os eleitores fossem a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

61,6% das pessoas que votaram mostraram-se favoráveis ao casamento de pessoas do mesmo sexo, com 38,4% a oporem-se.

Em atualização

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.