Governo diz que resultado do PIB é histórico e que recessão acabou

"O Brasil voltou a crescer. E com as reformas vai crescer mais ainda", disse o presidente Michel Temer

O ministro das Finanças, Henrique Meirelles, afirmou hoje que o Brasil vive um dia "histórico" após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciar que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1% no primeiro trimestre de 2017.

"O Brasil perdeu a confiança dos investidores e a confiança em si mesmo", disse num comunicado de imprensa.

Hoje é um dia histórico. Depois de dois anos, o Brasil saiu da pior recessão do século. Neste período, milhões de brasileiros perderam seus empregos, milhares de empresas quebraram e o Estado caminhou para a insolvência.

"O forte crescimento da economia neste início de ano é uma comprovação de que este processo já mudou. Ainda há um caminho a ser percorrido para alcançarmos a plena recuperação económica, mas estamos na direção correta", completou Henrique Meirelles.

Já o Presidente do Brasil, Michel Temer, usou a rede social Twitter para se manifestar sobre os resultados da economia nos três primeiros meses do ano.

"Acabou a recessão! Isso é resultado das medidas que estamos tomando. O Brasil voltou a crescer. E com as reformas vai crescer mais ainda", escreveu o chefe de Estado.

O PIB brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre do ano, puxado principalmente pela alta do setor agropecuário de 13,4%. Foi o primeiro resultado positivo registado pelo país desde dezembro de 2014.

Economistas do mercado financeiro preveem que o país sul-americano vai começar a sair da crise neste ano e que seu PIB crescerá 0,49%.

Para 2018, a previsão é de que as riquezas produzidas no Brasil registem um crescimento de 2,48%.

Ler mais

Exclusivos