França é o país da União Europeia mais favorável ao Brexit

Mais de um quarto da população francesa considera que a saída do Reino Unido da União Europeia pode ser positiva

A poucos dias do referendo sobre a saída ou permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), estudos mostram que a França é o país do bloco com a maior proporção de cidadãos a favor do 'Brexit'.

Uma série de inquéritos realizados entre abril e junho mostram que entre 32 e 41 por cento da população francesa encara uma saída do Reino Unido da UE como algo positivo.

"Isto é revelador da relação entre a França e a Europa hoje e da relação entre a França e o Reino Unido desde sempre", disse Dominique Moisi, do Instituto Francês de Relações Internacionais.

O mais recente estudo do Pew Research Center dá conta de uma opinião generalizada em toda a Europa de que o 'Brexit' seria negativo para a UE, um sentimento particularmente reforçado na Suécia, Holanda e Alemanha.

"A França é o único país onde mais de um quarto do público diz que seria positivo para a UE se o Reino Unido saísse", indica o estudo.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

"Gilets jaunes": se querem a globalização, alguma coisa tem de ser feita

Há muito que existe um problema no mundo ocidental que precisa de uma solução. A globalização e o desenvolvimento dos mercados internacionais trazem benefícios, mas esses benefícios tendem a ser distribuídos de forma desigual. Trata-se de um problema bem identificado, com soluções conhecidas, faltando apenas a vontade política para o enfrentar. Essa vontade está em franco desenvolvimento e esperemos que os recentes acontecimentos em França sejam mais uma contribuição importante.