Forte tempestade no norte da Europa provoca caos nos transportes

Holanda em alerta máximo. Na Bélgica, Alemanha, Roménia e Reino Unido, há escolas fechadas, casas sem e transportes com circulação interrompida

A forte tempestade que atinge o norte da Europa está a provocar hoje o caos nos transportes, impedindo voos e dificultando a circulação de comboios e automóveis.

O aeroporto de Amesterdão Schiphol anulou todos os voos devido a ventos violentos que paralisam a Holanda, deixando comboios parados e barcos ancorados e causando problemas nas estradas.

O instituto de meteorologia holandês atribuiu a grande parte do país o código vermelho, o alerta mais elevado.

Árvores caídas e camiões derrubados pelos ventos fortes também foram registados, mas não há ainda informação de vítimas.

Na vizinha Bélgica, a tempestade obrigou ao encerramento do porto de Ghent e a circulação de elétricos foi interrompida em várias partes da capital, Bruxelas, onde vários parques públicos foram encerrados.

Na Alemanha, as escolas estão fechadas na antecipação da tempestade, com neve, chuva e ventos fortes.

O serviço ferroviário alemão cancelou toda a circulação no estado mais populoso do país, o da Renânia do Norte-Vestefália.

A praça em frente à catedral de Colónia foi parcialmente isolada por precaução, em caso de queda de pedras devido às rajadas de vento.

No Reino Unido foram registados ventos de até 110 quilómetros/hora e milhares de casas no sudeste de Inglaterra ficaram sem eletricidade.

A circulação ferroviária regista grandes atrasos, porque o vento danificou linhas elétricas e causou a queda de árvores nos carris.

Em algumas zonas da Escócia, desaconselhou-se a circulação automóvel devido ao perigo causado pelos ventos, neve e gelo.

A Roménia foi outro dos países atingidos, com a tempestade de neve e os ventos fortes a deixarem dezenas de escolas, várias estradas e portos fechados, bem como milhares de pessoas sem eletricidade.

A ministra do Interior, Carmen Dan, disse hoje que cerca de 32.000 pessoas estão sem eletricidade em 13 condados da Roménia.

Ler mais