Foram encontrados os corpos dos dois montanhistas desaparecidos nos Himalaias

Está confirmada a morte dos montanhistas britânico e o italiano que tinham desaparecido no passado dia 24 de fevereiro.

Foram encontrados os corpos dos montanhistas Tom Ballard e Daniele Bardi que estavam desaparecidos nos Himalaias desde 24 de fevereiro.

O britânico Tom Ballard, de 30 anos, e o italiano Daniele Nardi, de 42, estavam a escalar a montanha de Nanga Parbat, no Paquistão, quando há duas semanas as suas equipas de apoio perderam o contacto com eles. Na segunda-feira, uma equipa composta por quatro espanhóis e um paquistanês dirigiu-se para a zona de helicóptero dando início às buscas.

Este sábado, o embaixador italiano no Paquistão, Stefano Pontecorvo, confirmou que as buscas tinham terminado: "Com grande tristeza, informo que a busca por Daniele Nardi e Tom Ballard terminou uma vez que Alex Txikon e a equipa de salvamento confirmaram que as silhuetas avistadas em Mummery, a cerca de 5900 metros, são os corpos de Daniele e Tom. RIP."

O embaixador explicou ainda que será difícil alcançar os corpos naquele local mas que será feito tudo o que for possível para recuperá-los.

A informação foi depois confirmada pela equipa de Daniele Nardi na sua página oficial de Facebook: "Estamos devastados por informar que a busca por Daniele e Tom terminou. Uma parte deles ficará para sempre em Naga Parbat. A dor é grande. Mas enfrentando os factos e depois de termos feito o possível para encontrá-los, temos que aceitar o que aconteceu."

Nanga Parbat é conhecida como a "Montanha da Morte". É a nona mais alta montanha do mundo com 8126 metros de altura.​​​​ Nardi e Ballard iniciaram a sua escalada no dia 22 de fevereiro e no dia seguinte conseguiram chegar ao quarto acampamento de apoio.

A mãe de Tom Ballard era Alison Hargreaves, que morreu quando descia o monte K2 em 1995, com apenas 33 anos, depois de se ter tornado a primeira mulher a conseguir subir ao Evereste sozinha.

Esta foi a última publicação de Ballard no seu Facebook, enquanto esperavam o melhor momento para iniciar a subida:

Ler mais

Exclusivos