EUA notificam ONU sobre abandono do Acordo de Paris

Donald Trump anunciou oficialmente em junho que Washington iria abandonar tratado sobre as alterações climáticas.

A Administração Trump notificou esta sexta-feira as Nações Unidas, por escrito, que têm a intenção de abandonar o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

Contudo, informou a BBC, a nota escrita enviada à organização liderada por António Guterres indica que Washington vai continuar a negociar esse dossier,

O Acordo de Paris foi assinado em 2015 mas Donald Trump, que já o criticara durante a campanha eleitoral, anunciou oficialmente em junho deste ano a saída do tratado alegando que faria perder milhões de empregos nos EUA e custaria "uma fortuna" aos contribuintes norte-americanos.

A decisão de Trump foi objeto de fortes críticas a nível global, desde logo porque o acordo não é vinculativo nem está sujeito a negociações, mas ao cumprimento de determinadas metas aceites pelos subscritores.

Exclusivos

Premium

Betinho

"NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus há seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.