EUA acusam Rússia de tentar que Turquia e "muitos aliados" se distanciem da NATO

"Creio que a Rússia está a tentar que a Turquia nos vire as costas", afirmou a embaixadora dos EUA na Aliança Atlântica

Os Estados Unidos acusaram este domingo a Rússia de tentar que a Turquia e "muitos aliados" de Washington se distanciem da NATO para destabilizar a "aliança mais forte da história".

"Creio que a Rússia está a tentar que a Turquia nos vire as costas, o que está a fazer com muitos dos nossos aliados. Querem destabilizar a aliança mais forte da história, que é a NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", afirmou a embaixadora dos EUA na Aliança Atlântica, Kay Bailey Hutchison, numa entrevista à cadeia televisiva Fox.

A diplomata revelou-se, no entanto, cética quanto ao possível sucesso da 'manobra' do Kremlin, uma vez que Ancara está a ajudar Washington "há muito tempo".

"Sabemos que a Rússia está a tentar consegui-lo, mas também sabemos que [os turcos] são fortes", referiu, acrescentado, na rede social Twitter, que a NATO "está unida" e que as tentativas de Moscovo para separar os parceiros "não irão funcionar".

As declarações de Kay Bailey Hutchison surgem a escassos dias de o Presidente norte-americano, Donald Trump, fazer um mini périplo europeu, que começa na terça-feira em Bruxelas, onde se realiza na quarta e quinta-feira a cimeira da NATO, e termina com uma visita à capital finlandesa, Helsínquia, onde se reunirá com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...