Estes são os passaportes mais valiosos do mundo. Em que lugar fica o português?

Pela primeira vez o passaporte mais forte do mundo é de um país asiático

Portugal está em quinto na lista dos passaportes mais poderosos do mundo de 2017, o Passaport Index. Em primeiro lugar, e pela primeira vez, ficou um país asiático, Singapura.

De acordo com o Passaport Index, os cidadãos portadores de passaporte português podem viajar para 155 países pelo mundo sem visto ou com visto na chegada - o que deixa Portugal no quinto lugar deste ranking, uma posição que partilha com Luxemburgo, Suíça, Noruega, Bélgica e Áustria.

A lista é elaborada todos os anos pela empresa Arton Capital, informa a Business Insider, e classifica os passaportes pelo número de países em que se pode entrar sem visto ou com a possibilidade de pedir um visto na chegada.

Esta é a primeira vez que um país asiático possui o passaporte mais poderoso do mundo. Classificado como país com o passaporte mais valioso do mundo está a Singapura, que permite a entrada em 159 países.

Depois de Singapura, os países europeus continuam na liderança: Alemanha e Suécia, que partilharam o primeiro lugar em 2016, encontram-se em segundo e terceiro lugar do ranking, respetivamente. Também em terceiro está a Coreia do Sul.

O passaporte alemão dá entrada sem visto ou com visto à chegada em 158 países e o sueco e sul-coreano em 157.

De acordo com um diferente estudo da consultora Henley & Partners, o Visa Restrinctions Index 2017, Portugal surge em sexto lugar ao lado do Canadá, Grécia e Suíça, com um passaporte que permite viajar para 171 países e territórios. No topo da lista está a Alemanha, que permite a entrada em 176 países e em segundo lugar está a Suécia.

As diferenças entre os dois rankings são explicadas pelo diferente número de destinos considerados - a Arton Capital considera 193 países membros das Nações Unidas e seis territórios (Taiwan, Macau, Hong Kong, Kosovo, Palestina e Vaticano), não incluindo como destinos os países que não emitem o próprio passaporte; já a Henley & Partners contempla 219 destinos, incluindo territórios como Porto Rico, Polinésia Francesa, Ilhas Virgens, entre outros.

Ler mais

Exclusivos