Trump recebe primeiro-ministro japonês

Nos próximos dias 17 e 18, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, é recebido por Donald Trump. Uma visita que pretende preparar a cimeira entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un

O Presidente norte-americano recebe nos próximos dias 17 e 18 o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, na sua residência privada de Mar-a-Lago, para preparar a cimeira entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un, indicou hoje a Casa Branca.

"Os dois responsáveis vão falar da campanha internacional para manter o máximo de pressão sobre a Coreia do Norte, com vista ao encontro previsto entre o Presidente Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un", indicou em comunicado a Casa Branca.

A questão das relações comerciais mais justas" também será um ponto em cima da mesa, salienta o comunicado

Trump e Abe "vão reafirmar a aliança entre os Estados Unidos e o Japão, que é um pilar da paz, da estabilidade e da prosperidade na região do Índico e Pacífico".

A questão das relações comerciais mais justas" também será um ponto em cima da mesa, salienta o comunicado.

Desde a chegada de Trump à Casa Branca, em janeiro de 2017, esta será a terceira reunião entre ambos

"Vão explorar formas de alargar os laços de comércio e investimento justos e recíprocos entre ambos os países, duas das economias mais ricas e inovadoras do mundo", pode ler-se na nota.

Desde a chegada de Trump à Casa Branca, em janeiro de 2017, esta será a terceira reunião entre ambos.

A Casa Branca tem vindo a mostrar-se "cautelosamente otimista" quanto à realização de uma cimeira entre Trump e Kim Jong-un, que seria a primeira entre os líderes dos dois países, mas não confirma a data adiantada pelo Governo sul-coreano, que afirmou que decorreria antes do final de maio.

Espero debater em detalhe a Coreia do Norte e outros assuntos de interesse mútuo entre o Japão e os EUA

Por seu lado, o governo japonês informou que Abe estará nos Estados Unidos de 17 a 20 de abril, numa viagem que inclui dois dias de reuniões com Trump.

"Espero debater em detalhe a Coreia do Norte e outros assuntos de interesse mútuo entre o Japão e os EUA", disse Abe numa reunião de representantes da coligação que o mantém no poder.

Abe disse que pretende lembrar a Trump sobre a ameaça que representa para o Japão os mísseis norte-coreanos de mais curto alcance, bem como pedir ajuda aos Estados Unidos na questão dos japoneses sequestrados por Pyongyang há várias décadas

O primeiro-ministro japonês também vai falar com Trump sobre as taxas que os EUA vão aplicar às importações de alumínio e aço, neste caso para pedir a Washington que deixe o Japão de fora da sua aplicação.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.