Donald Trump admite manter medidas do Obamacare

Presidente eleito tinha prometido acabar com o plano de saúde nos primeiros 100 dias de mandato

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar aberto a manter algumas das medidas do sistema de saúde do Presidente Barack Obama, o designado 'Obamacare', contrariando o que havia prometido na campanha eleitoral.

O plano de reforma do sistema de saúde de Obama foi uma das principais bandeiras de campanha do republicano, tendo inclusive prometido acabar com o Obamacare nos primeiros 100 dias de mandato.

Em entrevistas, citadas pela France Presse, Donald Trump disse que iria considerar uma versão "alterada" da lei de saúde de 2010, uma mudança de posição depois de ter prometido revogar a medida.

Este anúncio foi uma das várias surpresas do Presidente eleito dos Estados Unidos perante a equipa de transição da Casa Branca, com que se volta a reunir hoje, pelo segundo dia.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.