Dois aviões militares dos EUA colidem no ar. Seis desaparecidos

Um avião caça e um avião de transporte e reabastecimento das Forças Armadas dos Estados Unidos estão desaparecidos após um acidente. Autoridades japonesas e norte-americanas estão a levar a cabo buscas.

O incidente ocorreu depois de os aviões terem levantado voo da base aérea do corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos em Iwakuni, Japão, informaram os Marines em comunicado. As aeronaves, um F/A-18 Hornet e um KC-130 Hercules, estavam numa ação de treino. As autoridades japonesas enviaram aviões de busca e salvamento.

Segundo uma fonte que pediu anonimato à Reuters, os dois aviões levavam sete pessoas a bordo. Uma delas foi resgatada.

"As circunstâncias do acidente estão atualmente sob investigação", limitaram-se a dizer os Marines. "Não há informações adicionais disponíveis no momento."

Também não é claro se as aeronaves colidiram no ar ou se o incidente ocorreu durante o processo de reabastecimento.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.