Destroço espacial? Objeto não identificado cai junto de mina de jade

Residentes julgaram que fosse explosão. Não houve feridos a registar

Um destroço de metal de grandes dimensões foi encontrado esta semana junto de uma mina de jade em Myanmar. O objeto, de forma cilíndrica, tem 4,5 metros de comprimento e 1,2 de largura. Uma outra peça de metal, com inscrições em língua chinesa, foi encontrada no telhado de uma casa nas imediações.

Ao que tudo indica, ambos os objetos terão caído do céu: os moradores na área contaram à imprensa local que ouviram um barulho forte e o chão a tremer, julgando que se tratava de uma explosão.

Não houve feridos a registar e nas redes sociais rapidamente começaram a circular imagens dos achados. Ao que tudo indica, os objetos misteriosos serão destroços espaciais.

Segundo a BBC, a China lançou esta semana um foguetão que transportava um satélite experimental e o lançamento poderá ter tido um desfecho imprevisto. Porém, já foram avançadas outras hipóteses, todas por confirmar: poderá tratar-se de uma parte da fuselagem de um avião ou mesmo de um míssil.

As autoridades de Myanmar estão agora a trabalhar na identificação dos destroços.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Benefícios fiscais para quê e para quem

São mais de 500 os benefícios fiscais existentes em Portugal. Esta é uma das conclusões do relatório do Grupo de Trabalho para o Estudo dos Benefícios Fiscais (GTEBF), tornado público na semana passada. O número impressiona por uma razão óbvia: um benefício fiscal é uma excepção às regras gerais sobre o pagamento de impostos. Meio milhar de casos soa mais a regra do que a excepção. Mas este é apenas um dos alertas que emergem do documento.

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la no ensino superior

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.