Criança de 12 anos tem dívida de 100 mil euros ao Google

O rapaz sonhava ser rico e um youtuber famoso. Só que as contas saíram-lhe furadas

O Google está a reclamar 100 mil euros a uma criança espanhola de 12 anos por promover os vídeos que esta partilhou no YouTube. O rapaz achava que estava a ganhar dinheiro permitindo a inclusão de publicidade nos seus vídeo e, na verdade, estava a contratar o serviço que promovia aquilo que partilhava.

Os pais de José Javier foram surpreendidos em setembro com uma conta de 15 euros para pagar. Só que o pior veio depois, com a dívida a subir até aos 100 mil euros. Com três filhos a cargo, a mãe desempregada e o pai vendedor ambulante, estão desesperados, sem saber o que fazer, tendo já passado o caso a um advogado, conta o jornal El País.

Os pais de José Javier não compreendem como é que o processo pode ser tão básico que permita a uma criança chegar a uma dívida como esta. Segundo contam, bastou indicar o nome e o número de uma conta bancária para que o processo ficasse concluído.

José Javier, que queria ser rico e famoso como youtuber, julgava que estava a aceitar incluir publicidade nos vídeos que partilhava no YouTube, mas estava, na verdade, a contratar os serviços do Google para publicitar os seus vídeos, através do Google AdWords.

Ler mais

Exclusivos

Premium

adoção

Técnicos e juízes receiam ataques pelas suas decisões

É procurador no Tribunal de Cascais há 25 anos. Escolheu sempre a área de família e menores. Hoje ainda se choca com o facto de ser uma das áreas da sociedade em que não se investe muito, quer em meios quer em estratégia. Por isso, defende que ainda há situações em que o Estado deveria intervir, outras que deveriam mudar. Tudo pelo superior interesse da criança.