Presidente sul-coreano convida Coreia do Norte para os Olímpicos de inverno

Presidente sul-coreano Moon defende que desporto pode ser um vetor de paz

O presidente sul-coreano Moon Jae-in convidou hoje a Coreia do Norte a participar nos Jogos Olímpicos de inverno de Pyeongchang2018, defendendo que o desporto pode ser um vetor de paz.

"Acredito na força do desporto para ajudar a negociar a paz. Se uma delegação norte-coreana participar nos Jogos Olímpicos de inverno de Pyeongchang, penso que isso contribuirá largamente para encarnar os valores olímpicos da amizade e da paz", argumentou, na abertura dos Campeonatos do Mundo de taekwondo, em Muju, na Coreia do Sul.

O mais alto responsável do Desporto da Coreia do Norte, Jang Woong, único membro norte-coreano do Comité Olímpico Internacional (COI), compareceu hoje em Muju, acompanhando uma delegação de atletas do seu país.

Em março, Jang declarou que não via qualquer motivo para que a Coreia do Norte fosse excluída dos Jogos Olímpicos de 2018.

Este é mais um sinal de aproximação entre as duas Coreias, algo que Moon Jae-in tem incentivado. O presidente sul-coreano sugeriu, a 13 de junho, uma candidatura comum dos dois países à organização do Mundial de futebol de 2030, conjuntamente com a China e o Japão.

Ler mais

Exclusivos