Governo espanhol apela a eleições antecipadas na Catalunha

Governo da Catalunha ameaça declarar independência unilateralmente

O Governo espanhol apelou hoje aos separatistas catalães a dissolverem o seu parlamento e convocarem eleições na região para ultrapassar a crise entre Madrid e Barcelona, que ameaça declarar unilateralmente a independência.

"Seria bom começar a fechar a ferida passando pelo parlamento da Catalunha (...) através de eleições regionais", declarou o porta-voz do Governo Íñigo Méndez de Vigo, durante uma conferência de imprensa convocada após o conselho de ministros.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Viriato Soromenho Marques

Quem ameaça a União Europeia?

Em 2017, os gastos com a defesa nos países da União Europeia tiveram um aumento superior a 3% relativamente ao ano anterior. Mesmo em 2016, os gastos militares da UE totalizaram 200 mil milhões de euros (1,3% do PIB, ou o dobro do investimento em proteção ambiental). Em termos comparativos, e deixando de lado os EUA - que são de um outro planeta em matéria de defesa (o gasto dos EUA é superior à soma da despesa dos sete países que se lhe seguem) -, a despesa da UE em 2016 foi superior à da China (189 mil milhões de euros) e mais de três vezes a despesa da Rússia (60 mil milhões, valor, aliás, que em 2017 caiu 20%). O que significa então todo este alarido com a necessidade de aumentar o esforço na defesa europeia?