Caça espanhol despenha-se ao regressar à base depois de desfile militar

O piloto morreu no acidente

Um caça espanhol despenhou-se esta quinta-feira depois de participar num desfile militar em Madrid para comemorar o 12 de Outubro, o dia da festa nacional espanhola. O piloto do Eurofighter, o capitão Borja Aybar, morreu no acidente, segundo o jornal El País, que cita fonte oficial da Defesa.

O avião teve problemas quando regressava à base de Los Llanos, em Albacete, vindo Madrid. O acidente ocorreu às 12.09 locais (11.09 na hora portuguesa).

Este era um dos quatro caças daquela base que tinham saído para participar nas comemorações em Madrid, presididas pelo Rei Filipe VI.

O presidente de Castilla-La Mancha, que estava em Madrid para o desfile, confirmou a morte através do Twitter.

O Ministério da Defesa espanhol já informou que não há mais vítimas e diz que vai investigar as causas do acidente.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.