May está "otimista" sobre acordo mas admite haver "caminho a percorrer"

A primeira-ministra britânica, Theresa May

Theresa May acredita estar "perto de um acordo" com a UE em que Reino Unido e países-membros beneficiem

A primeira-ministra britânica, Theresa May, reconheceu esta sexta-feira, em Bruxelas, que há ainda "caminho a percorrer" nas negociações do Brexit, mas disse-se otimista no que respeita a conseguir um "bom acordo" pós-divórcio.

"A cooperação entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) não acaba em março de 2019", sublinhou May, numa conferência de imprensa após o final da primeira sessão de trabalhos do Conselho Europeu, que termina esta sexta-feira.

"Estou otimista no que respeita a chegarmos a um bom acordo e os restantes líderes europeus também acreditam que é possível", sublinhou.

No que respeita aos direitos dos cidadãos, a primeira-ministra britânica salientou acreditar estar "perto de um acordo" com a UE que beneficie as duas partes.

"Os cidadãos europeus deram um enorme contributo para o nosso país e, aconteça o que acontecer, queremos que eles e as suas famílias fiquem" no Reino Unido, disse.

No que respeita à Irlanda do Norte, Londres e Bruxelas concordam que o Acordo de Belfast deve ser a base de qualquer decisão, adiantando que ambas as partes concordam que "não deve ser criada uma fronteira física" com a Irlanda do Norte.

Sobre a chamada 'fatura de saída', May disse que o acerto de contas completo será integrado num acordo final sobre a futura parceria com a UE.

"No atual quadro orçamental, ninguém deve estar preocupado, no que respeita aos compromissos, estamos a analisá-los linha a linha", adiantou.

"Até dezembro [data da próxima cimeira europeia], vamos trabalhar nos temas em que estamos perto de um acordo", disse ainda.

Os líderes europeus reunidos em Bruxelas deram hoje "luz verde" aos preparativos internos da UE a 27 para a passagem à segunda fase das negociações do Brexit em dezembro, caso sejam alcançados os progressos suficientes nos próximos dois meses.

Relacionadas

Últimas notícias

Brand Story

Tui

Mais popular

  • no dn.pt
  • Mundo
Pub
Pub