Carro suspeito obriga a cortar Avenida Gran Via em Madrid

Polícia já descartou qualquer ameaça e retirou o veículo

A Gran Via, uma das mais movimentadas avenidas de Madrid, foi cortada ao trânsito hoje ao fim da tarde, depois de detetado um veículo sem condutor abandonado na via, informaram fontes dos serviços de emergência.

A polícia ativou o protocolo de segurança e isolou a área para inspecionar o veículo, depois de vedar um amplo trecho da Gran Via, adiantou a agência noticiosa Efe. O automóvel foi entretanto retirado do local, tendo a polícia descartado qualquer ameaça.

O carro abandonado era um Nissan Qashqai preto, parado perto do número 60, no sentido Gran Via-Praça de Espanha. O condutor, descrito como um homem alto, segundo o El Mundo, terá parado o carro e saído com uma mala na mão.

A interrupção do trânsito afetou pelo menos a secção que vai da Plaza de Espanha à Plaza de Callao.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Viriato Soromenho Marques

Quem ameaça a União Europeia?

Em 2017, os gastos com a defesa nos países da União Europeia tiveram um aumento superior a 3% relativamente ao ano anterior. Mesmo em 2016, os gastos militares da UE totalizaram 200 mil milhões de euros (1,3% do PIB, ou o dobro do investimento em proteção ambiental). Em termos comparativos, e deixando de lado os EUA - que são de um outro planeta em matéria de defesa (o gasto dos EUA é superior à soma da despesa dos sete países que se lhe seguem) -, a despesa da UE em 2016 foi superior à da China (189 mil milhões de euros) e mais de três vezes a despesa da Rússia (60 mil milhões, valor, aliás, que em 2017 caiu 20%). O que significa então todo este alarido com a necessidade de aumentar o esforço na defesa europeia?