Autoridades espanholas procuram barcos com 80 imigrantes no Estreito de Gibraltar

Embarcações com oitenta imigrantes subsarianos encontram-se desaparecidas devido ao mau tempo

A Guarda Civil espanhola pôs em marcha um dispositivo de busca nas águas do Estreito de Gibraltar por causa de três embarcações em que viajam 80 imigrantes subsarianos, que estão à deriva devido a problemas causados pelo mau tempo.

A busca começou após o alerta de uma organização não governamental, que informou da presença das embarcações nas imediações da costa sul do Estreito, num dia com vento do leste, que dificulta a navegação, disseram à agência Efe fontes policiais.

Segundo os dados disponibilizados, numa das embarcações viajavam 50 pessoas, noutra 21 e na terceira outras nove.

Ler mais

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.