Assembleia Nacional francesa retira imunidade a Marine Le Pen

Em 2015, Le Pen publicou três fotos de execuções no Twitter com o comentário "Estado Islâmico, é isso". Sem imunidade, poderá ser presente a um juiz

A Assembleia Nacional francesa decidiu hoje retirar a imunidade parlamentar à líder do partido de extrema-direita Frente Nacional, Marine Le Pen, que publicou no Twitter fotos de execuções do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disseram fontes parlamentares.

O fim da imunidade de Marine Le Pen, decidida pela Mesa da Assembleia Nacional após um pedido judicial, deve permitir a emissão de um "mandado de condução" para apresentação mediante a convocação do juiz, de acordo com as fontes.

Em dezembro de 2015, Marine Le Pen publicou três fotos de execuções no Twitter com o comentário "Estado Islâmico, é isso".

Marine le Pen removeu de imediato uma das fotos, a de James Foley, que "chocou profundamente" a família do jornalista norte-americano decapitado pelo EI.

"A liberdade de expressão e de denúncia, que é consubstanciada no papel do deputado, morreu com esta decisão de baixa política", declarou a presidente da Frente Nacional à agência de notícias AFP.

"É melhor ser um 'jihadista' na Síria do que um deputado que denuncia as abjeções do Estado Islâmico", acrescentou.

Outro deputado da extrema-direita, Gilbert Collard, também está a ser investigado pelas mesmas razões.

O Parlamento europeu aceitou, em março, retirar a imunidade da então Marine Le Pen. No entanto, Le Pen conseguiu eleger-se deputada em França em junho, tendo abandonado o cargo político em Bruxelas.

No fim de setembro, o Parlamento francês retirou a imunidade de Gilbert Collard, que já interpôs um recurso no tribunal administrativo.

Exclusivos

Premium

Clássico

Mais de 55 milhões de euros separam plantéis de Benfica e FC Porto

Em relação à época passada, os encarnados ultrapassaram os dragões no que diz respeito à avaliação do plantel. Bruno Lage tem à sua disposição um lote de jogadores avaliado em 310,7 milhões de euros, já Sérgio Conceição tem nas mãos um grupo que vale 255,5 milhões. Neste sábado, no Estádio da Luz, defrontam-se pela primeira vez esta temporada.