Agora já pode ver Vladimir Putin todos os meses

Calendário para 2016 promete "O ano todo com o presidente da Rússia".

Helena Tecedeiro

Que Vladimir Putin não foge das objetivas dos fotógrafos, não é novo. São famosas as suas fotografias em tronco nu a cavalo, ao lado de um tigre ou a pescar. Agora, algumas dessas imagens e outras podem ser vistas num calendário para 2016 que promete "O ano todo com o presidente da Rússia".

O Daily Mail reproduziu algumas destas imagens depois de o estudante britânico Jack Arper ter comprado um destes calendários num quiosque de São Petersburgo, onde estava a estudar russo.

Produzido pela revista russa Estrelas e Conselho, o calendário mostra o lado duro de Putin, mas também o seu lado mais terno, como na imagem de novembro, na qual surge abraçado a um cachorro. Esta vem acompanhada da mensagem "Os cães e eu temos sentimentos fortes uns para com os outros".

No mês anterior, o cenário - tal como a mensagem - é bem mais bélico: vestido de marinheiro, Putin sublinha o poderio russo: "Ninguém vai ganhar superioridade militar sobre a Rússia. O nosso exército é contemporâneo, capaz e formidável".

Em março e setembro, o tema são as mulheres. Numa das imagens, o presidente surge a cheirar uma flor, na outra, a dançar com uma jovem de traje tradicional. Há ainda uma foto de Putin ao lado de um cavalo e uma outra em que surge a fazer exercício.

A maior parte das imagens do calendário são de 2015, com exceção de uma em que Putin empunha um peixe enorme, apanhado durante uma pescaria na Sibéria em 2013.