Le Pen plagiou Fillon em comício. Foi de propósito, diz Frente Nacional
Partido justificou plágio com "piscar de olhos" à direita
A candidata presidencial francesa de extrema-direita, Marine Le Pen, plagiou no comício de segunda-feira um discurso do ex-candidato conservador François Fillon de forma propositada, segundo justificaram hoje porta-vozes da Frente Nacional.
O vice-presidente da Frente Nacional, Florian Philippot, disse que se tratou de um "piscar de olhos a uma breve passagem de um discurso sobre a França" por parte de Marine Le Pen que mostra, desta forma, que é uma candidata "unitária e não sectária".
Através da conta Twitter "Ridicule TV", os apoiantes do conservador François Fillon acusaram Marine Le Pen de plágio do discurso do ex-candidato presidencial proferido no dia 15 de abril, em Puy en Velay.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
No discurso, Fillon referia-se à geografia francesa e em particular "às suas fronteiras terrestres".
"Os Pirinéus em primeiro lugar, que colocam a França nesse imenso conjunto que é o mundo hispânico e latino, a fronteira dos Alpes que vai até Itália, nossa irmã e depois, mais além, a que vai até à Europa central, balcânica e oriental", dizia Fillon.
O então candidato conservador de direita disse também que se no estrangeiro se aprende francês, "às vezes pagando muito, na Argentina ou na Polónia", e que há listas de espera na Aliança Francesa de Xangai, Tóquio e México, ou no Liceu Francês de Rabat e de Roma.
"Se Paris é o primeiro destino turístico a nível mundial é porque a França é algo mais e - muito mais - do que uma potência industrial, agrícola e militar", continuava Fillon.
As passagens do discurso de François Fillon foram repetidas no discurso de segunda-feira por Marine Le Pen, perante os apoiantes da Frente Nacional, em Villepinte, nos arredores de Paris.