Esta tradicional aldeia britânica está à venda, com pub e tudo
A aldeia estava na mesma família há gerações, mas agora vai ser vendida - e os seus 375 inquilinos estão receosos
A excêntrica Eve Dawnay herdou uma aldeia inteira quando o pai morreu, em 1964. A aldeia de West Heslerton pertence à família Dawnay há várias gerações, e Eve dedicou-se a ela até à sua morte, em 2010. Deixou para trás uma aldeia perfeitamente preservada, com 375 habitantes, 43 casas, um pavilhão desportivo e mesmo um pub. O que não deixou, porém, foi um herdeiro.
Agora, a família alargada que herdou West Heslerton quer vender. São 20 milhões de libras, ou 25 milhões de euros, pela aldeia inteira de 809 hectares, descrita pela agência imobiliária que a vende como "parada no tempo".
O presidente da junta de freguesia de Heslerton, Bernard Cole, expressou ao The Guardian o receio de alguns dos atuais arrendatários que vivem na aldeia da família Dawnay. "Obviamente que para os inquilinos, alguns dos quais são agricultores, a venda levanta preocupações", afirmou. "Estão sob os mesmos senhorios há tantos anos que se vão perguntar que mudanças vão ser feitas pelos novos donos".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Sublinhando que Eve Dawnay sempre foi "particularmente bondosa", Cole afirmou que a venda está a ser organizada sem que os residentes da aldeia sejam consultados.
Tom Watson, diretor da agência imobiliária Cundalls, reiterou a vontade de que alguém com "uma natureza benevolente" comprasse a aldeia. "Seria perfeito para alguém que quisesse deixar um legado", afirmou. "É uma tela em branco para a próxima geração".