Corpos pendurados em pontes do México

Crime numa das zonas mais turísticas de Los Cabos

Os corpos de seis homens foram encontrados pendurados em três pontes diferentes, perto da zona turísticas de Los Cabos, no estado da Baja California Sur, México.

Os corpos foram encontrados em pontes que fazem a ligação com os aeroportos internacionais de La Paz, San Jose del Cabo e Cabo San Lucas.

O governador do estado de Baja California Sur, Carlos Mendoza Davis, informou que as autoridades estão a investigar os incidentes, mas não revelou qualquer pormenor sobre as mortes.

No entanto, os gangues de tráfico de droga penduram os corpos das vítimas que assassinam em público para intimidar os rivais.

O crime violento tem vindo a aumentar na zona de Los Cabos, visitada por milhões de turistas estrangeiros. Segundo o "New York Post", o chefe da polícia de Los Cabos, Juan Manuel Mayorga, foi morto a tiro na semana passada.

Os homicídios mais do que duplicaram em Baja California Sur este ano, passando de 192 mortes em 2016 para 409 pessoas até outubro. Em junho, as autoridades disseram ter encontrado uma vala comum com os corpos de 11 homens e três mulheres perto de Los Cabos.

Segundo a BBC, mais de 200 mil pessoas morreram ou desapareceram desde que o governo do México declarou guerra ao crime organizado em dezembro de 2006.

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.