Coreia do Sul propõe à Coreia do Norte desfile conjunto nos Jogos Olímpicos
A acontecer seria uma espécie de trégua olímpica, dado que ambos os países se encontram oficialmente em guerra.
A Coreia do Sul propôs à Coreia do Norte que ambas as delegações desfilem juntas na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de PyeongChang2018, disse hoje o ministro-adjunto dos Desportos sul-coreano, Roh Tae-Kang.
Relacionados
"Nós fizemos várias propostas [à Coreia do Norte], que incluem a participação com uma equipa feminina mista de hóquei no gelo e o desfile conjunto no Estádio Olímpico", disse Roh Tae-Kang em declarações à agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Um desfile conjunto das duas Coreias desavindas na cerimónia de abertura de PyeongChang2018, em 09 de fevereiro, a cerca de 80 quilómetros da fronteira com o Norte, é encarado como uma espécie de trégua olímpica, dado que ambos os países se encontram oficialmente em guerra.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
As duas Coreias já desfilaram juntas nas cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney2000 e Atenas2004, bem como nos Jogos Olímpicos de Inverno Turim2006, após o Norte ter boicotado a presença nos Jogos Olímpicos de Seul1988.
Representantes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte reuniram-se na terça-feira pela primeira vez desde dezembro de 2015. Nessa reunião, a Coreia do Norte concordou em enviar uma delegação à Coreia do Sul para os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2018, a decorrer de 09 a 25 de fevereiro.
O governo de Seul propôs a realização na segunda-feira de nova reunião para discutir os detalhes da participação da Coreia do Norte em PyeongChang2018, a decorrer na denominada aldeia da trégua de Panmunjom, localizado na militarizada fronteira inter-coreana, e que já recebeu o encontro de terça-feira.
A reunião de trabalho tem como objetivo determinar alguns detalhes da participação da Coreia do Norte, como os nomes dos atletas e dirigentes, a forma de deslocação para a Coreia do Sul, ponderar a necessidade de um acordo militar e que despesas seriam cobertas por ambas as partes.
Entretanto, o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou já que se irá reunir em 20 de janeiro com os representantes da Coreia do Sul e do Norte para decidir sobre a participação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang2018.
Num comunicado divulgado quarta-feira, O COI explica que Thomas Bach propôs uma reunião quadripartida para decidir a participação dos desportistas do Comité Olímpico da Coreia do Norte em PyeongChang2018,
Na reunião, que será presidida por Thomas Bach, participará também o Comité Organizador da competição, além dos presidentes dos Comités olímpicos nacionais da Coreia do Norte e da Coreia do Sul.
O anúncio da reunião ocorre um dia depois de Thomas Bach ter expressado a sua satisfação pelos gestos de aproximação protagonizadas pelas duas Coreias, em particular pelas propostas para permitir a participação norte-coreana nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno.