Coreia do Norte lança novos mísseis para o mar

As tensões militares na península coreana têm vindo a agravar-se desde que o Norte realizou o seu quarto teste nuclear a 6 de janeiro

A Coreia do Norte lançou esta segunda-feira vários 'rockets' de curto alcance ou mísseis para o mar na sua costa leste, desafiando as sanções da ONU, noticiou a agência sul-coreana Yonhap.

Citando uma fonte governamental, a Yonhap disse que os projéteis foram lançados pelas 15:30 (06:30 em Lisboa), atingindo o Mar do Leste (Mar do Japão).

Um representante do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas sul-coreanas indicou que os projéteis foram lançados a partir de uma zona perto da cidade de Hamhung, pelas 15:20 (06:20 em Lisboa), tendo caído no Mar do Leste (Mar do Japão).

O tipo de míssil não foi especificado.

As tensões militares na península coreana têm vindo a agravar-se desde que o Norte realizou o seu quarto teste nuclear a 6 de janeiro, seguido de o lançamento de um 'rocket' de longo alcance, um mês depois, encarado pela comunidade internacional como um teste de míssil balístico.

O Conselho de Segurança da ONU respondeu a estas ações no início do mês, impondo as mais duras sanções à Coreia do Norte até à data.

Nas últimas semanas, Pyongyang tem feito ameaças quase diárias de ataques nucleares contra Seul e Washington, como reação aos exercícios militares conjuntos dos dois países, que o Norte entende como ensaios para uma invasão.

Na passada sexta-feira, Pyongyang testou dois mísseis de médio alcance, seguindo indicações de Kim Jong-un, que ordenou a preparação de uma série de lançamentos de mísseis, bem como um teste de explosão de uma ogiva nuclear.

O Conselho de Segurança da ONU condenou os lançamentos, considerando-os "inaceitáveis" e uma clara violação das resoluções da ONU.

Exclusivos

Premium

Flamengo-Grémio

Jesus transporta sonho da Champions para a Libertadores

O treinador português sempre disse que tinha o sonho de um dia conquistar a Liga dos Campeões. Tem agora a oportunidade de fazer história levando o Flamengo à final da Taça Libertadores para se poder coroar campeão da América do Sul. O Rio de Janeiro está em ebulição e uma vitória sobre o Grémio irá colocar o Mister no patamar de herói.