Bernie Sanders bate Hillary Clinton nas primárias democratas em Washington

O senador de Vermont terá ganhado com 76 por cento dos votos

O senador Bernie Sanders ganhou hoje as eleições primárias dos democratas no Estado de Washington, no mesmo dia em que venceu também no Alasca, e deu um novo impulso à corrida para a nomeação presidencial.

O senador de Vermont terá ganhado com 76 por cento dos votos, contra 24 de Hillary Clinton, no Estado que elege 101 delegados à convenção social-democrata (que elege o candidato à Casa Branca).

No Alasca estão em jogo 16 delegados. No Havai, onde se disputam também eleições, estão em causa 25 delegados.

Num comício de campanha em Wisconsin, Sanders disse que as duas vitórias, Washington e Alasca, são a prova de que a maré está a virar-se a seu favor, à medida que a campanha caminha para oeste.

"Sabíamos desde o primeiro dia que íamos ter um tempo difícil no sul", disse a uma multidão entusiasmada, acrescentando: "Essa é uma parte conservadora do nosso país, mas sabíamos que as coisas iam melhorar à medida que chegássemos ao oeste".

Exclusivos

Premium

Nuno Severiano Teixeira

"O soldado Milhões é um símbolo da capacidade heroica" portuguesa

Entrevista a Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Defesa. O autor de The Portuguese at War, um livro agora editado exclusivamente em Inglaterra a pedido da Sussex Academic Press, fala da história militar do país e da evolução tremenda das nossas Forças Armadas desde a chegada da democracia.

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.