Ativista sueca que luta pelo clima: "Temos que estar preparados para lutar muito tempo"

Greta Thunberg, de 16 anos, participa na marcha de Roma, que reuniu 3500 pessoas.

"Temos que estar preparados para lutar muito tempo. Semanas e meses não serão suficientes, vai levar anos", disse a jovem ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, diante dos cerca de 3500 participantes no protesto sobre o clima em Roma. "O problema básico é que nada está a ser feito para travar a catástrofe ambiental", acrescentou.

O protesto "Sextas pelo Futuro" reuniu cerca de 3500 pessoas na Piazza del Popolo, em Roma, segundo a polícia italiana.

"Há quem diga que estamos a perder tempo de aulas. Nós dizemos que estamos a mudar o mundo. Vamos continuar a lutar pelo nosso futuro e pelo planeta. Ciao Roma!", disse à multidão, segundo a agência italiana Ansa.

"Nós não estamos a sacrificar a nossa educação e a nossa infância para os adultos e políticos nos dizerem o que acham ser politicamente possível na sociedade que criaram", afirmou. "Não saímos à rua para tirar selfies e ter as pessoas a dizerem-nos como admiram o que estamos a fazer. Nós, as crianças, estamos a fazer isto para acordar os adultos, porque queremos que atuem, porque queremos a nossa esperança e os nossos sonhos de volta"., acrescentou, dizendo que os jovens estão fartos de mentiras e promessas quebradas.

Na véspera do protesto, Greta esteve com o Papa no Vaticano. A ativista sueca, que fez greve às aulas em nome do clima, inspirou milhares de jovens em todo o mundo a seguirem o seu exemplo.

Exclusivos