"Aqui estou eu!" Chelsea Manning mostra novo look

Chelsea Manning nasceu Bradley Manning e disse que desde criança se sentia feminina e queria viver como mulher

A soldado norte-americana Chelsea Manning publicou esta quinta-feira nas redes sociais uma fotografia do novo look. Manning foi presa por fornecer centenas de documentos confidenciais à Wikileaks e foi libertada esta semana, após cumprir sete dos 35 anos de prisão a que foi condenada.

Chelsea Manning, de 29 anos, nasceu Bradley Manning e, já em pleno processo judicial, afirmou que desde criança se sentia feminina e queria viver como mulher, com o nome Chelsea.

Manning mudou de género na prisão e mostrou hoje pela primeira vez o novo look. "Ok, aqui estou eu!", dizia a legenda da fotografia.

No instagram, Manning também partilhou fotografias de alguns momentos que viveu em liberdade, como a "primeira pizza quente e gordurosa" e de um brinde "à liberdade e a um novo começo".

Manning foi condenada por 20 delitos, entre os quais espionagem, mas foi absolvida da acusação mais grave, de "ajuda ao inimigo". A maior parte dos 35 anos que lhe faltava cumprir foi comutada pelo presidente Barack Obama perto do final do mandato.

Manning foi condenada por 20 delitos, entre os quais espionagem, mas foi absolvida da acusação mais grave, de "ajuda ao inimigo".

A soldado justificou a decisão de enviar centenas de milhares de documentos classificados para a organização fundada por Julian Assange para suscitar um debate público sobre o papel militar e diplomático dos Estados Unidos.

Mais tarde, contudo, pediu desculpa por "prejudicar os EUA", afirmando ter acreditado erradamente que podia "mudar o mundo para melhor".

Exclusivos