UE avança com primeira ajuda de 500 mil euros às Bahamas

Está será uma das maiores crises que as Bahamas sofreram na sua história. União Europeia está pronta para enviar mais assistência.

A União Europeia (UE) mobilizou esta sexta-feira uma primeira verba de 500 mil euros para ajuda humanitária de emergência às Bahamas, devastadas pelo furacão Dorian.

O financiamento, segundo um comunicado da Comissão Europeia, destina-se a responder a necessidades urgentes como abrigo, água, higiene e alimentação. "A UE está pronta para enviar mais assistência", avançou o comissário para a Ajuda Humanitária, Christos Stylianides, sublinhando o "enorme rasto de destruição" deixado pelo furacão.

As Bahamas foram atingidas no domingo pelo mais forte furacão registado na história do arquipélago, que fustigou, principalmente, as ilhas Ábaco e Grande Bahama, com ventos até 295 quilómetros por hora e chuva torrencial, tendo provocado pelo menos 30 mortes .

O furacão enfraqueceu para categoria 1, com ventos de 119 quilómetros por hora tendo chegado esta sexta-feira à Carolina do Norte, nos Estados Unidos, depois de passar ao largo da Florida.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG