"X-Files". A verdade continuará lá fora... na TV e nos livros

Para além de uma quase certa nova temporada, a série de culto vai inspirar duas obras.

Um adeus que tudo indica que seja, apenas, um até já. A minissérie de seis episódios de Ficheiros Secretos que marcou o aguardado e mediático regresso de Fox Mulder [David Duchovny] e Dana Scully [Gillian Anderson] ao pequeno ecrã despediu-se esta terça-feira na Fox mas o legado da série de culto vai continuar na TV e nos livros.

Com um final que deixou a porta aberta para se dar continuidade à história dos agentes do FBI mais populares da ficção, o criador da série dramática e de ficção científica promete novos episódios. "Posso dizer, quase sem qualquer dúvida, que vamos voltar", frisou Chris Carter em entrevista ao The New York Times. O mesmo sublinhou que já entrou em negociações com a Fox para assegurar uma nova temporada da série. "A única questão que se coloca é quando. Há interesse do público para novos episódios e a equipa parece-me entusiasmada para continuar. Falta percebermos como o iremos fazer", acrescenta Carter, que foi sempre força ativa nas tentativas de trazer de volta Ficheiros Secretos - chegou a escrever o argumento de um terceiro filme da saga, que nunca foi feito.

E se qualquer dúvida ainda reste sobre um regresso da série que marcou a década de 1990, a Fox promoveu o último capítulo da minissérie como "o final da temporada" e não como "o final da série". David Madden, o presidente de entretenimento da Fox, já havia avançado à Variety: "Antes da estreia, dissemos que adoraríamos fazer mais, e estamos muito satisfeitos com o resultado. Até agora, a resposta tem sido muito encorajadora".

O principal obstáculo a colocar uma nova temporada em stand by são as agendas de David Duchvony e Gillian Anderson que, apesar de já terem mostrado interesse em repetir a experiência, já têm projetos confirmados para os próximos meses. "É complicado. É mesmo apenas uma questão de vermos quando os atores estarão disponíveis para o fazer e se estarão na mesma altura. Também iremos precisar do timing suficiente para tornar o regresso interessante. Já apontei várias ideias mas ainda não existe nada semelhante a um guião", explica Chris Carter.

De momento, David Duchovny está ocupado em duas frentes: como protagonista e produtor-executivo da série histórica Aquarius, em gravações com a sua segunda temporada; e como produtor do filme Man Made Man, que se vai centrar na transexualidade.

Já Gillian Anderson vai protagonizar a terceira temporada da série britânica The Fall e será ainda a principal estrela de um novo thriller com estreia marcada para este ano nos cinemas, Official Secrets. A atriz tem também duas peças de teatro agendadas para breve, bem como o lançamento de dois livros: o terceiro da saga Earthend e um de auto-ajuda para mulheres.

Enquanto não chegam novos episódios de Ficheiros Secretos, o caminho começa já a ser trilhado na literatura. O Entertainment Weekly avança que serão lançados, nos próximo ano, dois livros infanto-juvenis sobre o universo da série. A saga The X-Files Origins irá focar-se nos agentes do FBI quando eram adolescentes (Agent of Chaos mostrará Mulder com 17 anos e Devil"s Advocate centra-se em Scully, aos 15). Kami Garcia e Jonathan Maberry são, respetivamente, os autores das duas obras.

Leia mais na edição impressa ou e-paper do DN.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG