Um século de história contada em 280 imagens da revista Vogue

A edição britânica da publicação comemora o centenário na National Portrait Gallery, em Londres, onde se guardam os retratos dos ingleses mais famosos dos últimos 400 anos. Para ver até ao dia 22 de maio

Kate Moss e Linda Evangelista. Os fotógrafos Cecil Beaton ou Mario Testino. Mas também designers como Christian Dior e Yves Saint Laurent, ou o futebolista David Beckham e a princesa Diana. Todos estes nomes fazem parte da história da moda e estão presentes na Vogue 100: A Century of Style, a exposição que desde o dia 11 e até 22 de maio pode ser vista na London"s National Portrait Gallery. São 280 imagens icónicas que a bíblia da moda disponibiliza ao público, organizadas pelo curador Robin Muir.

Muir foi encarregado de fazer uma retrospetiva sobre as quase duas mil edições lançadas ao longo do último século pela edição inglesa da revista, que comemora o seu centésimo aniversário. São fotografias de arquivo da editora Condé Nast - algumas imagens são provenientes de coleções privadas - e estão apresentadas em ordem cronológica invertida, das mais recentes às mais antigas - estas a preto e branco. A última é datada de 1916, o ano em que a Condé Nast permitiu que fosse criada uma edição britânica da mítica revista.

A exposição é mais do que uma mostra de imagens de moda e pretende ilustrar como a revista esteve no centro das principais mudanças culturais ao longo do século, e de como traduziu as evoluções que se assistiram no design, no cinema, na música e até no capítulo da emancipação das mulheres. As imagens de Lee Miller, a única mulher credenciada para acompanhar as Forças Aliadas durante a II Guerra Mundial - as fotografias foram publicadas numa revista de moda -, são um bom exemplo de como a Vogue acompanhou a história.

"É absolutamente fascinante ver a evolução de estilos e de conteúdo com a passagem das décadas. Qualquer pessoa interessada em fotografia, moda, fama e revistas considerará uma experiência imperdível", disse Alexandra Shulman, diretora da Vogue britânica.

Além da exposição, foi ainda lançado um livro com o mesmo nome, no qual se encontram várias das imagens de arquivo agora em exposição nas paredes da London"s National Portrait Gallery.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG