Site norte-americano diz que Vasco da Gama era italiano

O erro apareceu numa notícia sobre a descoberta da nau Esmeralda

Há sempre muita confusão e polémica sobre as origens de Cristóvão Colombo, mas a nacionalidade de Vasco da Gama não costuma suscitar dúvidas. O site norte-americano Mashable, no entanto, confundiu-se e numa notícia publicada na terça-feira escreveu que o navegador era italiano.

O erro, numa notícia sobre a descoberta da nau Esmeralda, já foi corrigido, com a indicação, no final do artigo, do problema inicial. Na versão anterior lia-se que "os destroços de um navio português com 500 anos, comandado por um tio do famoso explorador italiano Vasco da Gama, foram encontrados na costa de Omã".

O navegador português nasceu em Sines, provavelmente em 1469, filho legítimo de Estevão da Gama. É-lhe atribuída a descoberta do caminho marítimo para a Índia, já que comandou os navios que fizeram a primeira viagem de ligação entre os dois territórios.

Exclusivos

Premium

Liderança

Jill Ader: "As mulheres são mais propensas a minimizarem-se"

Jill Ader é a nova chairwoman da Egon Zehnder, a primeira mulher no cargo e a única numa grande empresa de busca de talentos e recursos. Tem, por isso, um ponto de vista extraordinário sobre o mundo - líderes, negócios, política e mulheres. Esteve em Portugal para um evento da companhia. E mostrou-o.