Sindicato dos Jornalistas aprova 4.º congresso

Reunião dos profissionais do setor da comunicação social, prevista para o próximo ano, acontece 18 anos depois da última

Depois de um hiato de quase 20 anos, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai voltar a organizar um congresso sobre a profissão. O 4.º Congresso dos Jornalistas foi aprovado nesta quarta-feira em assembleia geral do sindicato e deverá acontecer "até ao final de 2016". "A realização de um congresso de jornalistas é algo que é pedido e desejado pela classe há muitos anos", começa por explicar Ana Luísa Rodrigues. A presidente da atual direção do SJ (eleita em dezembro de 2014) explica que esta decisão "fazia parte de um dos principais compromissos de campanha da lista".

Apesar de organizado pelo SJ, que irá agora mandatar uma comissão organizadora para dar início à organização do fórum de discussão, Ana Luísa Rodrigues faz questão de enfatizar que este será "aberto a toda a classe". "A comissão organizadora irá respeitar toda a diversidade interna da profissão, bem como as organizações que fazem parte da classe como, por exemplo, a Casa da Imprensa. No entanto, é importante referir que o congresso será aberto a todos os jornalistas, sindicalizados ou não."

Mais do que apenas um momento de reflexão sobre a profissão, o SJ tenciona que este seja um fórum de onde saiam conclusões práticas para os profissionais da área da comunicação social. "Queremos que o caminho até lá seja de construção e que o congresso sirva para deixar algumas marcas. A ideia é que resultem coisas. Isso tudo tem de ser pensado e trabalhado. A classe é muito diversa, quer do ponto de vista das condições quer das especificidades do trabalho de cada um. Não havendo um congresso desde 1998 o desafio e a exigência serão muito maiores", explica Ana Luísa Rodrigues, que é jornalista da RTP.

Os temas que serão debatidos, bem como os intervenientes, serão, ao longo dos próximos meses, escolhidos pela comissão organizadora. O SJ já criou uma conta de e-mail para que todos os interessados possam enviar sugestões.

O 1.º Congresso dos Jornalistas aconteceu em janeiro de 1983, o segundo em novembro de 1986 e o terceiro em fevereiro e março de 1998.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG