Robôs escrevem notícias dos Jogos Olímpicos no Washington Post

Jornal americano está pela primeira vez a utilizar sistemas automatizados de escrita noticiosa para cobrir os acontecimentos do Rio2016

O jornal americano Washington Post está nos Jogos Olímpicos do Rio a realizar uma experiência jornalística inovadora: utiliza um sistema de inteligência artificial - 'bot' - para escrever autonomamente notícias que são lançadas nas plataformas digitais da publicação.

O Post anunciou esta sexta-feira que desenvolveu internamente o software, a que chamou Heliograf, especificamente para divulgar informações-chave dos jogos, como os resultados das provas e os medalhados.

O sistema é capaz de escrever frases relativamente complexas, dentro das regras tradicionais da estrutura semântica das notícias. O resultado pode ser desde já visto na conta conta do Twitter do Washington Post, em @wpolympicsbot, bem como no "minuto a minuto" que o jornal mantém ativo durante os jogos no seu site.

Os responsáveis da publicação, que é propriedade do fundador do gigante da internet Amazon, Jeff Bezos, assumem que estamos perante apenas os primeiros passos do Heliograf.

O Post anuncia ainda que irá utilizar o 'bot' nas eleições presidenciais norte-americanas, em novembro, e que continuará o desenvolvimento do software para aplicações em mais áreas. Prevê-se mesmo que possa ser utilizado para identificar histórias com potencial noticioso, sem qualquer intervenção humana.

Exclusivos