Ricardo Araújo Pereira sobre Rui Vitória: "tem escroto de aço"

Humorista comentou o tricampeonato conquistado pelo seu clube. Ricardo Araújo Pereira teceu largos elogios ao treinador dos encarnados mas reiterou a sua opinião sobre a saída de Jorge Jesus do Benfica

Há um ano, por ocasião da apresentação da nova grelha da TVI24 (que aconteceu na mesma altura em que foi anunciada a saída de Jorge Jesus do Benfica para o Sporting) Ricardo Araújo Pereira fez uma promessa: "Para o ano, somos tricampeões e eu vou estar aqui a dizer-lhe 'eu sou uma besta'. Estas vão ser as minhas palavras", disse na altura à TVI.

Nessa ocasião, o humorista teceu duras críticas ao clube da Luz (do qual é adepto fervoroso) pela rescisão com o atual treinador do Sporting. Um ano depois, no programa da TVI24 Governo Sombra, RAP voltou às declarações de junho do ano passado. "A constatação de que sou uma besta, eu faço-a diariamente. E é tão bom e tão raro ter um pretexto para fazer esta constatação", começou por dizer.

O humorista teceu, depois, largos elogios ao técnico dos encarnados. "Quero confessar - porque neste momento, pelos vistos, sou o único - que em junho não acreditava que o Benfica fosse tricampeão. E em novembro acreditava ainda menos", admitiu, continuando: "por isso, Rui Vitória merece a minha admiração ainda maior porque me deu uma das grandes alegrias da minha vida. Porque tem escroto de aço. Teve que ter para reunir a equipa daquela maneira".

As gargalhadas do público que assistia ao Governo Sombra, bem como dos restantes comentadores (Pedro Mexia, João Miguel Tavares) e do moderador, Carlos Vaz Marques, não se fizeram esperar.

Menos simpáticos foram os comentários de Ricardo Araújo Pereira ao presidente do Benfica. "A política de aposta nos jovens, tal como Luís Filipe Vieira a entende, eu sou contra! Sou crítico dessa politica", disse, recordando declarações de Vieira que, em 2014, disse que o Benfica, em 2020, teria "mais do que 70% de jogadores" formados no Benfica.

"Nem o Barcelona!", atirou Araújo Pereira. "O Benfica tem de ser Renatos [Sanches], Gaitáns e Jonas. Não pode ser só apostar na juventude!"

Entusiasmado, RAP prosseguiu: "Sempre que alguém critica o presidente do Benfica, o presidente do Benfica manda dizer que essa pessoa tem uma agenda. E eu não queria que passasse de hoje. Eu tenho, de facto, uma agenda. Eu quero que o Benfica ganhe!".

Ricardo Araújo Pereira disse ainda achar "estúpido" "oferecer o treinador campeão ao rival", reiterando o que havia dito em 2015. "A gente pode dizer 'mas resultou'. É pá, Atravessar a autoestrada a correr pode resultar, mas é estupidez!", e acrescentou: "E mais! Se o Vieira este ano quiser oferecer o Rui Vitória ao porto para o próximo campeonato ser ainda mais competitivo, eu vou ser contra outra vez!"

O humorista concluiu o segmento do programa dedicado à vitória do 35º campeonato do Benfica, dizendo: "é simples: se tás a ganhar, tá quieto!"

Recorde as declarações de Ricardo Araújo Pereira, há um ano:

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.