Primeira demonstração do "aparelho" das imagens em direto foi há 90 anos

Google homenageia hoje um dos inventores da TV, o escocês John Logie Baird. Recorde as primeiras emissões em Portugal

Foi há exatamente 90 anos, no dia 26 de janeiro de 1926, que aconteceu a primeira demonstração pública de uma emissão de TV em direto. A imagem no ecrã era de Daisy Elizabeth Gandy, a sócia de John Logie Baird, cientista escocês que é considerado um dos inventores da televisão e que hoje é homenageado pelo Google com um doodle - uma imagem comemorativa de uma efeméride que surge na página inicial do motor de busca.

À época desta primeira emissão de TV, o dispositivo era chamado de "televisão mecânica", ou televisor, e os princípios básicos de funcionamento eram semelhantes aos da rádio, mas incluíam um mecanismo rotativo que conseguia gerar vídeo para acompanhar o som.

O diário britânico The Telegraph cita os escritos de um repórter do The Times que assistiu, em Londres, a esta primeira demonstração pública de uma emissão televisiva, em 1926: "A imagem, tal como foi transmitida, era desmaiada e frequentemente desfocada, mas consubstanciou a afirmação de que através do 'televisor', como o senhor Baird chamou ao seu aparelho, é possível transmitir e reproduzir instantaneamente os detalhes do movimento e coisas como a expressão da face". Mas o jornalista não ficou convencido e acrescentou que Baird ainda precisava de provar até que ponto este "sistema" teria uso prático.

Pior foi a reação do diário britânico Daily Express, que expulsou o cientista quando este tentou fazer contactos no sentido de demonstrar as potencialidades da sua invenção, ainda em 1925.

Depois da demonstração de 1926, o engenheiro escocês que tentara alistar-se para combater na Primeira Guerra Mundial - mas fora recusado por razões de saúde - continuou a desenvolver a sua invenção nas três décadas seguintes: em 1927, Baird conseguiu assegurar uma emissão de TV entre Londres e Glasgow, na Escócia, e criou depois a Baird Television Development Company, empresa através da qual conseguiu fazer a primeira emissão televisiva transatlântica do Epsom Derby, uma célebre corrida de cavalos britânica.

Baird desenvolveu ainda a televisão a cores e a própria BBC (British Broadcasting Corporation) usou a firma do escocês de 1927 a 1937 para assegurar as suas emissões. Em resumo, foi Baird quem abriu caminho a que a televisão se afirmasse como meio de comunicação de massas.

Em Portugal, as emissões da "caixinha mágica" começaram em março de 1957, durante o regime salazarista, o que obrigou a uma importante censura dos conteúdos mas que, ainda assim, não conseguiu contrariar o entusiasmo dos portugueses com o fenómeno.

O fim da emissão da RTP (canal 7 em VHF, em Lisboa), durante as emissões experimentais

E a abertura "clássica" da emissão da RTP, utilizada durante os anos 60 e 70

Veja alguns anúncios que marcaram a televisão portuguesa ao longo dos tempos, desde o final da década de 50 até à década de 90 do século passado, e outros pormenores memoráveis das primeiras emissões da RTP em Portugal.

Notícia alterada às 17.40. A palavra "aparato" foi substituída por "aparelho"

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG