Personagem de "Os Simpsons" revela finalmente que é gay

O guião foi escrito por Rob LaZebnik e é inspirado na sua relação com o filho

Depois de 27 temporadas de transmissão, Smithers - o assistente do icónico Mr. Burns - revela finalmente que é gay, num episódio baseado na relação do escritor do guião com o filho homossexual. No capítulo deste domingo nos EUA, Smithers declara-se a Mr. Burns, lamentando que o seu amor não seja correspondido.

O guionista de longa data da histórica série animada, Rob LaZebnik, contou ao New York Post que o acontecimento foi uma forma de apoiar o filho: "Sou um tipo do interior [dos Estados Unidos], portanto não costumo mostrar muito os meus sentimentos. Mas pensei: que melhor forma de dizer ao meu filho que o amo do que escrever um desenho animado com essa mensagem?"

"A revelação de que o meu pai me ama não é assim tão determinante, felizmente. Ele é inacreditavelmente respeitador", respondeu o filho, Johnny, esclarecendo que "nós somos tão próximos quanto um pai heterossexual e um filho homossexual podem ser."

A ideia de escrever este episódio já tinha surgido a Rob há três anos e na altura o guionista pediu ao filho que lesse a versão ainda incompleta. Johnny mostrou-se satisfeito com o trabalho do pai: "Eu fiquei muito feliz com o facto de ser alguém com experiência em lidar com uma pessoa gay na família mais chegada que estivesse encarregado de escrever o guião."

Johnny revelou ainda a semelhança entre a cena na série e o acontecimento da vida real. "Eu era um miúdo com muitas características homossexuais e os meus pais viam isso. Eu disse-lhe que estava interessado num rapaz e eles responderam 'pois, nós sabemos'. Esta naturalidade foi também transposta para a série, que, segundo Rob, não quis tornar um acontecimento em algo desmesuradamente importante mas sim "um grande momento de aceitação - como se já toda a gente soubesse."

Sobre a importância da televisão como transmissor de mensagens, LaZebnik não deixou espaço para dúvidas: "Por vezes pode ter um impacto real na maneira como as pessoas pensam, e eu espero que [este episódio] também tenha impacto na vida amorosa do meu filho - não que ele precise de ajuda."

A série Os Simpsons é transmitida na RTP2, aos sábados, às 20.38 e também no canal de cabo Fox Comedy.

Exclusivos